21 de abril de 2008

Direitos de autor (GNU General Public License e Creative Commons)


GNU (General Public License)
A GNU (General Public License) é um tipo de licença direccionada para software que concede a liberdade de compartilhar e alterar a distribuição dos mesmos.
Esta Licença Pública Geral garante várias liberdades aos utilizadores, tais como, a liberdade de executar, estudar e aperfeiçoar o programa, permitindo redistribuir cópias por toda a comunidade.
Contudo, alguns direitos de autor ficam resguardados, proibindo os utilizadores de negarem esses direitos ou solicitarem a sua abdicação, bem como, aplicando certas responsabilidades sobre a modificação ou distribuição do software.

Creative Commons
A licença Creative Commons surgiu na expectativa de flexibilizar a utilização, a execução e a distribuição de obras (músicas, textos, filmes, etc.). Ao aderir à licença Creative Commons, alguns direitos de autor ficam reservados, no entanto, permite que todos os interessados possam copiar e distribuir as obras do autor/criador.
Esta licença não permite utilizar as obras com finalidades comerciais e também não possibilita alterar, transformar ou até mesmo criar novas obras com fundamento nas obras originais. Os interessados nas obras ao divulgarem as mesmas devem fazer referência ao autor original.

Em suma, a principal diferença entre a licença GNU e a licença Creative Commons explica-se no facto de a primeira estar direccionada a software’s livres enquanto que a segunda aplica-se mais a outro tipo de obras (músicas, textos, filmes, etc.).

Sem comentários: